Seminários

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Promovido pelo Laboratório CRIA – Artes e Transdisciplinaridade (EBA-UFMG/CNPq), o Seminário CRIA começou a ser realizado em 2014 no âmbito da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, envolvendo convidados externos, professores e pesquisadores, e direcionado aos alunos da graduação e pós-graduação da UFMG, principalmente da área de Artes/Artes Cênicas. Desde 2016, com a criação da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos na UFMG, os Seminários Cria passaram a integrar a oferta regular de atividades acadêmicas que a Diretoria de Ação Cultural e Pró-Reitoria de Graduação da UFMG oferecem por meio dessa nova modalidade de ensino.

 

Ainda sem essa denominação, foi realizado em 2013, em parceria com os grupo de pesquisa NACE (EBA/UFMG), o Laboratório LECCAC (EBA/UFMG) e com o professor Maurilio Rocha, um primeiro seminário denominado Corpo e Artes Espetaculares: diálogos cruzados, e teve a participação de Monica Ribeiro e Fernando Mencarelli (coordenação), Jorge das Graças Veloso (UnB), Marcos Antonio Alexandre (FALE/UFMG), Gilberto Icle (UFRGS), Daniel Plá (UFSM), Christine Douxami (Université Franche-Comté/EHESS), Laure Garrabé (UFSM), Nilton Santos (UFF). Este seminário teve como tema o corpo e conhecimento construído em práticas espetaculares, no âmbito dos estudos da Etnocenologia. O objetivo foi dar a conhecer o campo etnocenológico aos alunos e pesquisadores da Pós-EBA.

 

Em 2014, sob a forma de disciplina para graduação e pós-graduação, foi realizado em parceira com o professor Antonio Hildebrando, um seminário cujo tema foi Interculturalidade e transculturalidade na prática cênica contemporânea: culturas afro-brasileira e indígena. Nosso objetivo foi divulgar o trabalho dos pesquisadores da UFMG e outros parceiros que trabalham nesses campos das culturas afro-brasileira e indígena, buscando criar relações com as questões da arte e da performance negra e das artes e ritos indígenas. Participaram como convidados: Marcos Hill (EBA/UFMG), Marcos Antonio Alexandre (FALE/UFMG), Glaura Lucas (Música/UFMG), Ana Gomes (FAE/UFMG), Rosangela Tugny (Música/UFMG), André Brasil (Fafich/UFMG), Sonia Queiróz (FALE/UFMG), Leda Martins (FALE/UFMG), Luiz Lerro (Doutor pela Universidade de Bolonha), Iris Amâncio (Letras/UFF).

 

Com a denominação Seminário CRIA foi realizado também em 2014, sob coordenação de Fernando Mencarelli (EBA/UFMG) e Elisa Belém (Pós-Doutoranda PPGArtes/UFMG/Fapemig), o Seminário Processos criativos e formativos em artes da cena: transculturalidade e transdisciplinaridade. Oferecido como disciplina para o curso de graduação em Teatro e Pós-graduação em Artes, na Escola de Belas Artes da UFMG, por Fernando Mencarelli e Elisa Belém (bolsista de Pós-Doutorado). O seminário apresentou um panorama sobre a pesquisa em Artes, particularmente a respeito de questões relacionadas à interculturalidade, transdisciplinaridade e às práticas corporais. Participaram como convidados Carla Andrea Silva Lima (UFU), Monica Ribeiro (EBA/UFMG), Mauro Rodrigues (Música/UFMG), Daniel Plá (UFSM), Rogério Lopes (TU/UFMG), Graziele Sena (Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards), Priscilla Duarte (mestranda PPGArtes UFMG), Rodrigo Campos (Arte Transversal Produções).

 

O Seminário CRIA 2016, com organização de Elisa Belém, Priscilla Duarte, Carla Andrea Silva Lima, Monica Ribeiro e Fernando Mencarelli), teve como tema Corpo e cena: para além da técnica e contou com a participação de: Mauro Rodrigues (Música/UFMG), Tatiana Motta Lima (Unirio), Ricardo Gomes (UFOP), Esther Mollo (Thèâtre Diagonale), Carla Andrea Silva Lima (Dança/EBA/UFMG), Maximo Gomez (Prof. Universidad Nacional de Tucuman/Argentina/ Doutorando UFMG), Nerina Dip (Profa. Universidad Nacional de Tucuman/Argentina/ Doutoranda UFMG), Monica Ribeiro (EBA/UFMG), Fernando Mencarelli (EBA/UFMG), Leonardo Samarino (Mestre UFF), Lídia Olinto (Doutoranda UNICAMP), Priscilla Duarte (Doutoranda UFMG), Karen Cristine Veloso Martins (Mestranda UFMG), Matheus Gomes da Costa (Mestrando UNIRIO), Carolina de Pinho Barroso Magalhães (Mestranda UFOP), Antonio Apolinário da Silva (Mestrando UFOP), Elisa Belém (Doutora UNICAMP), Tarcisio Ramos (TU/UFMG/Doutorando PPGArtes).

 

Em outubro de 2016, foi organizado o segundo Seminário Cria cujo tema foi: Epistemologias: transversalidades nas artes da cena que teve como foco a discussão epistemológica que perpassa a pesquisa em artes. O foco de todas as ações desenvolvidas no Seminário foi concernente ao conhecimento construído nas artes da cena, mediado pela mobilidade dos saberes que atravessam o campo das artes. Na comissão organizadora: Fernando Mencarelli; Mônica Ribeiro; Carla Andrea Silva Lima; Priscila Duarte; Elisa Belém. Na produção: Izabella Lorene Murta Ribeiro; Lorena Braga. Nas mesas e conferências: Mônica Ribeiro (UFMG/CRIA) e Fernando Mencarelli (UFMG/CRIA), Christine Greiner (PUC/SP), Matteo Bonfito (Unicamp), Elisa Belém (CRIA), Virginia Kastrup (UFRJ), Vlad Lima (UFPA/CRIA), Alberto Lima (UFPA/CRIA), Andrea Flores (UFPA/CRIA) e Patricia Pinheiro (UFPA), Ricardo Gomes (UFOP/CRIA), Cassiano Quilici (Unicamp/CRIA), Christine Douxami (Un. Franche-Comté/CRIA), Carla Andrea Silva Lima (UFMG/CRIA) e Daniel Plá (UFSM/CRIA). 

Também em outubro de 2016, o Grupo de Pesquisa Cria participou do seminário Artes da Cena e Práticas Contemplativas na UNIRIO. Esse evento foi uma parceria entre os Grupos de Pesquisa do CNPQ: Artes do Movimento (UNIRIO); Investigação em Performance, Treinamento e Práticas de Atenção Plena (UFSM); Artes Performativas: Tradição e Contemporaneidade (UNICAMP), CRIA – Artes e Transdisciplinaridades (UFMG) e Centre for Psychophysical Performance Research (University of Huddersfield / Inglaterra). 

Em 2016, o CRIA promoveu ainda na série Oficinas, o workshop Comportamento Orgânico e Ação Intencional – com Graziele Sena do Open Program / Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. E na série Conferências: A Presença na dança com mediação tecnológica. Uma análise a partir da Cognição Situada, com a Profa. IVANI SANTANA (UFBA).

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2017, o Grupo realizou um laboratório prático com o ator e diretor francês Francois Kahn, denominado Caminhos do Silêncio, assim como organizou um evento para apresentação do livro de sua autoria Le Jardin e do documentário Vigil, sobre as pesquisas parateatrais de Grotowski, desenvolvidas nas fronteiras entre o teatro, a performance e a cultura ativa. Como convidada na mesa redonda: Tatiana Motta Lima (Unirio/CRIA). Na produção: Fernando Mencarelli, Priscilla Duarte, Tatiana Motta Lima, Ricardo Gomes, Rodrigo Campos. 

O CRIA apoiou a organização do encontro do Working Group Embodied Research como atividade de pré-conferência da Conferência Internacional da International Federation of Theatre Research, realizado em julho de 2017 na USP.

Em novembro de 2017, foi realizado o Seminário CRIA: Corpo e Palavra, com a participação de Ram Mandil (UFMG), Eduardo Moreira (Grupo Galpão), Antonio Hildebrando (UFMG), Ernani Maletta (UFMG), Vinicius Souza (Editora Javali), Raysner de Paula (dramaturgo/ator), Priscilla Duarte (UFMG/CRIA), Tatiana Motta Lima (Unirio/CRIA), Ricardo Gomes (UFOP/CRIA), Barbara Biscaro (Udesc), Cia Quatroloscinco – Teatro do Comum (BH), Juliana Coelho (Un. Paris 8/CRIA), Julia Guimarães Mendes (USP/UFMG), Carolina de Pinho (UFOP/CRIA), Mônica Ribeiro (UFMG/CRIA), Elisa Belém (UFMG/CRIA).  Na organização/produção: Mônica Ribeiro, Elisa Belém, Fernando Mencarelli, Julia Guimarães Mendes, Carolina de Pinho, Dayane Lacerda, Priscilla Duarte.  

Em junho de 2018, foi realizado o Seminário CRIA: Crítica e cena – pensamento em movimento:  à reinvenção permanente da cena contemporânea corresponde um exercício crítico também em constante movimento. A cena expandida do teatro, da dança e da performance produz um pensamento que procura se expressar também em novas formulações teóricas e conceituais. Este seminário reuniu criadores e críticos em um exercício de cartografia desses movimentos.

Em agosto de 2018 e outubro de 2019, o Grupo realizou um laboratório prático com o ator e diretor francês Francois Kahn, denominado Caminhos do Silêncio, desenvolvido nas fronteiras entre o teatro, a performance e a cultura ativa.

Em 2019, o Grupo CRIA integrou a comissão e organização do “Seminário Internacional Grotowski 2019: uma cultura ativa”. Coordenado pela Unirio, o evento contou com a parceria de várias IFES brasileiras (UNB, UFMG, UNICAMP, UNIRIO, UFSM). O evento contou com apoio do CNPq e teve desdobramentos na UFMG, UFOP, UnB e UFSM. O evento contou com 7 convidados internacionais.