Dossiê Artes da Cena e Práticas Contemplativas
Dossiê: Artes da cena e práticas contemplativas, na Revista PÓS, do PPG em Artes da UFMG, v. 8, n. 15: mai.2018 (organizado por Cassiano Sido Quilici, Daniel Reis Plá, Fernando Mencarelli, Nara Keiserman, Tatiana Motta-Lima)
Publicado na Revista Pós, do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG. O evento internacional Artes da Cena e Práticas Contemplativas, realizado na UNIRIO, em 2016, reuniu diversos pesquisadores e artistas em torno deste tema. A publicação deste dossiê pretende aprofundar algumas das discussões ali realizadas, proporcionando ao leitor um panorama de um pensamento emergente no Brasil, em diálogo com pesquisadores e artistas internacionais.
Epistemologias: transversalidades nas artes da cena
O número Epistemologias: transversalidades nas artes da cena tem como tema central a discussão epistemológica que perpassa a pesquisa em artes. Reúne reflexões a respeito das ações concernentes ao conhecimento construído nas artes da cena, mediado pela mobilidade dos saberes que atravessam o campo das artes. Em torno do pensamento epistemológico nas artes e humanidades, de teorias das artes da cena e metodologias de pesquisa em/sobre e para as artes da cena, dialoga-se com as filosofias, os saberes da floresta, as ciências cognitivas, a antropologia e a psicanálise.
Performance & Mindfulness.
Explorando novas fronteiras! O primeiro número do periódico internacional Performance & Mindfulness.
Em Cia de Samuel Becket
Em Cia de Samuel Beckett é um seminário a partir da obra do dramaturgo e escritor irlandês Samuel Beckett, que acontecerá de 23 a 25 de novembro, a partir das 14h30, no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto – Rua Visconde de Silva, s/n – Humaitá.
Seminário CRIA: corpo e palavra
O Seminário Corpo e Palavra aborda as relações entre a cena e o texto. Tendo como tema central a materialidade da palavra e suas práticas corpóreas, a programação seguirá três eixos conceituais: a palavra na dramaturgia; a palavra-corpo; a palavra e o texto na formação do ator. Integrando a prática artística e o conhecimento acadêmico, propomos o diálogo entre a pesquisa de artistas e de professores da cena brasileira.
Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos
A UFMG iniciou, no segundo semestre de 2016, uma nova Formação Transversal, que propõe modos de experimentação, criação e discussão acerca das artes e das culturas, de forma a articular extensão, ensino e pesquisa, assim como investir na formação cultural, artística, cidadã e crítica dos estudantes.
A Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos expressa um compromisso da UFMG em fazer com que a Cultura seja um espaço de atuação estratégica em seu projeto político-acadêmico. Os seguintes pressupostos fundamentam a Formação Transversal: a diversidade das culturas e suas práticas, compreendendo seus processos criativos e sua dimensão patrimonial; a afirmação das culturas e das artes como campos de conhecimento em seus diversos regimes epistemológicos; o reconhecimento da ubiquidade e transversalidade da cultura e de seu relevante papel na formação acadêmica de todos os profissionais. Esses pressupostos definem as duas ênfases principais do projeto, assim denominadas: Culturas em Movimento e Processos Criativos.
As atividades ofertadas também podem ser cursadas de modo isolado, sendo integralizadas como carga horária de Formação Complementar Livre ou Aberta, a critério de cada Colegiado.